12.2.05

Da seção de cartas de hoje:

Luma na primeira página


Sempre soube que notícia tem de ser novidade. O que há de novo em vedetes de ontem tentando aparecer? Por que não destacar novas estrelas, inclusive de novelas da Globo? A novidade está na mulata recauchutada de peitos siliconados e na antiga vedete sob a qual pesam sérias alegações de conivência com um crime hediondo, detalhe omitido pelo jornal? Felizmente Cora Rónai teve a coragem de discordar publicamente e o jornal, o pudor de deixá-la expressar sua posição, que deve coincidir com a visão de parcela considerável dos leitores.

NELSON FRANCO JOBIM
(por e-mail, 11/2), Rio


Discordo de Cora Rónai. Desde quando aparecer na primeira página é prêmio por boa conduta? Hoje mesmo lá está a foto do príncipe Charles com sua amante de mais de 30 anos com quem agora o adúltero declarado vai se casar. Acaso, segundo o critério ronaiano, ele merece figurar na primeira página? Mas, como Luma (sobretudo no carnaval), o príncipe, que tanta infelicidade causou à princesa Diana, é notícia e, como tal, matéria de primeira página. Parabéns a Ascânio Seleme, que em seu artigo defende de forma sensata a opção dos editores e critica o patrulhamento ético da cronista. Exerço, entre outras, as atividades de dona de casa e avó, não outorguei procuração a Cora Rónai para me representar.

REGINA LYRA
(por e-mail, 11/2), Rio


Fiquei feliz ao ler a coluna de Cora Rónai. Parece que faltou consciência de o quanto esse jornal é formador de opinião. Se numa festa popular, como é o carnaval, uma mulher vulgar, trapaceira e mentirosa merece tanto espaço, em que jovens simples e despreparados deverão acreditar? O que vale mesmo é ter uma bela bunda? Serão esses os valores que devemos pretender para nossos jovens, donos do amanhã? Carnaval é cultura e como tal deve ser preservado.

SUZELEI MILLER
(via Globo Online, 11/2), Rio


Concordo que Luma mereceu a primeira página. Ela é realmente a cara do carnaval. Adorei. Sou uma dona de casa da Zona Sul, da idade da Cora Rónai. Bota mais Luma aí.

ELIANE SÁ
(via Globo Online, 11/2), Rio


Uma voz masculina se une a Cora Rónai. A beleza de Luma de Oliveira tornou-se notícia irrelevante num país de incontáveis mulheres bonitas que surgem a cada carnaval, ela é só mais uma. Além disso, o carnaval não tem a sua cara, tem sim a cara do bloco da lama de Parati (RJ), dos Papangus de Bezerros (PE) e do povo cantando antigas marchinhas pelas ruas de São Luís do Paraitinga (SP), manifestações espontâneas e criativas do nosso povo, e ainda gratuitas.

MOISES SULAM
(via Globo Online, 11/2), Rio


Não duvido que Luma tenha tudo a ver com o carnaval. Como produtor gráfico achei que ela saiu bem na foto embora pessoalmente não acredite que ela seja a única ou a melhor representação gráfica disponível do carnaval da Sapucaí. Se por um lado compartilho da mesma opinião de Cora Rónai (de que beleza e sair bem na foto não devam ser os únicos critérios para escolher uma foto de capa) por outro sou obrigado a concordar com Ascânio Seleme: notícia tem que ser publicada, mesmo à nossa revelia. Principalmente se a foto dá primeira página ou, devo dizer, ajuda a vender mais jornal.

CHARLES MENDONÇA
(via Globo Online, 11/2), Rio


Após a troca pública de opiniões entre Ascânio Seleme e Cora Rónai sobre o que deve sair na primeira página, cheguei à conclusão que a grande vencedora foi Luma. Ela sabe fazer direitinho seu marketing pessoal, convencendo até jornalistas tarimbados a fazerem dela sempre a notícia. Concordo com Cora quando diz que Luma só é a cara do carnaval porque a imprensa decidiu isso.

LEONOR DONATI
(via Globo Online, 11/2), Rio


A cada dia mais me orgulho do GLOBO. O jornalista Ascânio Seleme deu um show de competência ao escrever: “A notícia que dá primeira página”. Luma de Oliveira é a cara do carnaval do Rio de Janeiro.

FRANCISCO JACKSON DOS SANTOS
(por e-mail, 11/2), São Gonçalo, RJ


Ponto para Cora, que se indigna com o destaque dado a Luma. Cora, saiba que a sua revolta é compartilhada por homens que adoram mulher e mulher bonita. Depois da tortura ao fotógrafo de ”Caras“, Luma é tão bonita quanto um pedaço de filé no açougue. Com vantagem para o filé.

URARIANO MOTA
(via Globo Online, 11/2), Olinda, PE


Concordo com Cora Rónai quando se coloca contra os valores pregados por Luma de Oliveira, mas concordo plenamente com a escolha dos editores em colocá-la na primeira página, porque ela pode ter os defeitos que tiver, mas é linda e é a cara do carnaval. Houve rainha mais elegante e bonita?

ROSELENA CUNHA PINTO
(via Globo Online, 11/2), Rio


Em relação à polêmica entre Ascânio Seleme e Cora Rónai sobre a foto de Luma de Oliveira na primeira página, ficou faltando mencionar um dos fatores que mais pesam na escolha das manchetes e fotos da primeira página de qualquer jornal. “Qual fotografia venderá mais jornais?” é a pergunta que certamente passa pela cabeça dos editores, o que até certo ponto é natural, mas que estranhamente ninguém gosta de admitir.

NILTON LAVATORI CORRÊA
(via Globo Online, 11/2), Rio


(O Globo, Cartas dos Leitores, 12.2.2005)