Concordo totalmente com a opinião de Cora Rónai e digo ao Sr. Ascânio Seleme que pueril foi a atitude dele ao fazer "beicinho" e "queixinha" para a critica corretíssima da colega. Dizer que Luma, "A Mentirosa!" representa o carnaval carioca é uma afronta com Jamelão, Martinho da Vila e tantos outros expoentes. Acreditar que rainha de bateria é o que representa o carnaval carioca é aumentar o distanciamento dos verdadeiros sambistas do desfile das escolas.
Precisamos dar melhores exemplos e cultuar Luma é concordar com suas atitudes. Até como beleza, acredito que Luma está ultrapassada e já não merece tanto destaque, muito menos a primeira página. Como assinante, registro ainda meu descontentamento com a primeira página do meu jornal, principalmente num domingo.
Alexandre Guimarães Lacerda
* * *
Ascanio,
Sou assinante do globo por falta de opcao. Sei que eh um defeito mas nao tenho tido outra alternativa. Um exemplo disso eh a papagaiada, a babaquice de colocar a coroa da Luma na primeira pagina. Isso foi simplesmente ridiculo. Uma perda de tempo e de espaco. A sua explicacao de hoje nao convence nem um estagiario de jornalismo.
Alias, as vezes fico me perguntando o seguinte: o cara estuda, faz pre, passa pra uma universidade, vai estudar comunicacao, escolhe jornalismo, faz estagio, eh empregado em um jornal de grande circulacao e quando chega la, escolhe uma foto dessas pra ser colocada na primeira pagina. Agora me diga o seguinte: Sera que valeu a pena estudar tanto pra isso???
E o pior de tudo eh que ganham pra isso, um verdadeiro absurdo, isso sim que seria um destaque na primeira pagina de um jornal.
Serafim Antonio
* * *
Cora,
Parabéns pelo artigo de quinta-feira, principalmente por estar suscitando uma discussão fundamental, da qual às vezes, infelizmente, nos afastamos - sobre o que realmente é notícia
Abraço,
Cláudio Renato
* * *
Meu caro Ascânio Seleme,
"You missed the point."
A discussão e o ponto de vista da Cora Rónai, em nenhum momento, foi a respeito de Luma de Oliveira ser notícia, ou não, no Carnaval carioca. O ponto e opinião de Cora Rónai, se bem percebo, é se Luma de Oliveira deve ser apresentada como um símbolo do Carnaval carioca.
Para que você entenda, o repúdio à homenagem prestada pela Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro à figuras de crimonosos durante o Carnaval, em nenhum momento, discutia a ligação entre Miro e Maninho com o Carnaval carioca. O que agrediu a sociedade, o bom senso e os bons costumes, foi o fato de ambos representarem o crime, a violência e assassinatos.
A figura simbólica de Luma de Oliveira não é a da passista inocente. É a da mulher, sempre ansiosa por estar no noticiário, a qualquer preço, participante e conivente (pela omissâo) numa sessão de tortura a um fotógrafo da imprensa brasileira.
Sempre deve haver espaço na Primeira página de O Globo para a figura de Romário ou a figura de Bush, desde que Romário não seja apresentado como símbolo do futebol brasileiro, nem Bush seja apresentado como símbolo de dirigente mundial. Eles não são.
Assim como Luma de Oliveira, pelo seu conjunto de ações, gestos e atitudes não representa o Carnaval carioca.
Meu caro Ascânio, foto de primeira página de um jornal com a responsabilidade de O Globo nem sempre é só notícia, muitas vezes é também opinião.
J. Ramos
* * *
Eu nem vou polemizar sobre o assunto da capa d'O GLOBO com a Luma. Se é ela é boa com ou sem silicone claro que é. Melhor sem, pois aí mora a mulher. Pior com pois embora aperfeiçoando as formas, virou escultura de isopor como as alegorias das Escolas de Samba.
Mas chamam-me a atenção dois pontos relevantes: pouco importa que tenha sido a Luma a fazer das rainhas de bateria (opinião discutível se foi mesmo ela), instituição do carnaval. Qualquer escola saí sem rainha mas é impossível sair sem bateria. A rainha é portanto apenas um adorno, nada mais que isso. Se a bateria atravessar o samba, ferra a escola e a rainha na maioria das vezes nem percebe se houve o atravessamento ou não.
O segundo ponto: no dizer de Ascânio Seleme a Luma era a melhor imagem do carnaval que O GLOBO dispunha. Aí vejo-me obrigado a entrar de sola. Se era a melhor imagem, ou O GLOBO, do qual sou assinante, anda pobre no que dispõe, ou o carnaval acabou.
Gosto de belas mulheres, acho que elas merecem todos os destaques e até penso que vão vestidas demais para os desfiles ou bailes ou qualquer outra manifestação carnavalesca. Mas daí a ter a Luma como a melhor imagem é forçar uma barra e entregar de bandeja toda a razão a Cora Rónai. Como no caso do Romário também; grande jogador, craque, mas que tem muito mais espaço que o futebol maravilhoso que jogou, habilidade fabulosa mas não o bastante para colocá-lo entre os vinte ou cinqüenta melhores jogadores que já passaram por nosso futebol. E estou falando apenas de brasileiros.
Mas o assunto é a Luma e repito, siliconada ou não é uma bela mulher, um belo corpo, mas anos-luz distante de ser a melhor imagem feminina que temos mesmo que fiquemos apenas no Rio de Janeiro. E isto sem precisar entrar no caráter duvidoso e nas atitudes puramente promocionais da moça.
Estou com a Cora e não abro.
Atenciosa e carnavalescamente,
Carlos Antônio
* * *
Quero parabenizar duplamente Cora Rónai,
Primeiro, vc, Cora, já é um exemplo de MULHER com letras maiúsculas, haja visto seu pioneirismo feminino em Informática, especialmente pela sua faixa etária num tempo que mulheres ainda estavam nascendo.
Segundo PARABÉNS pelas palavras na matéria (Capivara, Luma, escolas: fragmentos de carnaval de 10/02/2005) onde demonstrou que, funcionária digna de um gde jornal como o O GLOBO, não é apenas aquela que fala sobre Info, fotos, capivaras, chips, celulares, etc: vc, Cora, foi MULHER digna e corajosa ao enfrentar seus colegas no sentido de não ser colocada a foto de Luma na primeira página; realmente, lamentável, que vc, Cora, tenha sido "voto vencido em razão de uma bunda bonita", não acho que Luma seja a cara do carnaval, cara do carnaval é a mulata que trabalha duro o ano inteiro para ter seu dia de glória, é a senhora idosa que orgulhosamente veste sua fantasia de baiana esbanjando alegria na Sapucaí.
Luma não é merecedora de tal promoção de destaque, pois pela sua vida escrachada na mídia, esta mulher cínica que sabe utilizar seus atributos físicos e situação financeira privilegiada como símbolo de beleza, não só tripudia sobre várias profissões como denigre os valores de uma sociedadde já tão desgastada. Como rainha da bateria, só tenho a dizer que a melhor homenagem que a Caprichosos de Pilares lhe deu foi aquela estátua horrorosa num carro alegórico. Esta sim, poderia fazer parte da primeira página.
Lenita Lopes Cecílio
* * *
Olá, Cora!
Na minha condição de aluna de jornalismo, acompanho sua insatisfação com a Luma de Oliveira e o assédio de jornalistas com o fato dela representar o carnaval.
Hoje eu vim lendo com fervor a contra-resposta do Ascânio Seleme em relação à sua coluna ontem. Em suma, vejo que o futuro colega é a favor da notícia acima do bem e principalmente do mal.
Acredito que o Ascânio peca em comparar a figura Luma (que pode ficar apagada se a mídia quiser. O que ela vai acrescentar além de atributos físicos?) com Bush (líder da "potência" norte-americana) ficou forte para mim. Sou contra a política de Bush, mas confesso que temos que conhecer, ler e nos informar sobre ela para podermos apresentar os fatos e combatê-la. Pergunta: O Carnaval carioca precisa da Luma para quê com tantas iguais por aí? O que a diferencia? Ah, tá! O caso de Itacaré que ela nem foi chamada para prestar depoimento por ser quem é.
Quem faz e apaga esses ícones somos nós, jornalistas. Somos nós que decidimos se Aquelazinha(o) pode ficar sob os holofotes e nas colunas. Senão os e-mails de vocês não estariam repletos de releases. Então eu abro a página 7 na parte Opinião, às 8h da manha, dentro de um ônibus e leio que "Não podemos fazer jornal pensando em defender uma ou outra categoria, mesmo que seja a nossa". O que se passa na cabeça desse profissional? Então se ele for humilhado por alguma celebridade fútil vai colocá-la na primeira página glorificando-a? Espera aí, cadê os valores?
Considero algumas aulas na faculdade como infantis porque não norteiam o mercado como ele é. Pintam-no como uma coroa de louros após vencer os processos seletivos. Ainda bem que fiz Publicidade e Propaganda e rio daquilo que me ensinam. Sei que o que acontece por debaixo dos jornais. Sei que não teremos mais a fidelidade às ideologias como antigamente, até porque temos que ganhar o pão nosso de cada dia. Mas é triste ver um jornalista que tem a oportunidade de escrever abaixo do Luiz Garcia colocar o texto voltado para respostas à bate-bocas internos e defendendo uma causa inútil, que não vai agregar nada à ninguém. O que é Luma?
É, Cora... Parece que você deixou seu colega chateado.
Não acho que pegou pesado na sua coluna. Apenas deu sua opinião. E baseada nela que concordo com você. A mídia tem o poder de fazer do nada um ícone. É só querer. Se a Ana Cristina Reis fizer um editorial sobre a volta da saia balonê, você verá várias grifes apostando nessa tendência.
Vejo que alguns jornalistas não se valorizam. É por isso que fotógrafos levam socos, somem do mapa, são espancados e ninguém faz nada. É o famoso "Saber dar confiança". Ou melhor dizendo, "Dar corda para saber até onde ela vai e puxar quando for preciso".
Eu colocaria a Luma na geladeira se fosse editora, mas ainda engatinho nesse segmento. A propósito, não vi a foto dela na Caras. Será que em nosso meio ainda há salvação?
Abraços,
Yana Vale
* * *
Ilma Sra jornalista Cora Rónai,
Hoje o jornalista Sr Ascânio Seleme contestou a opinião de V.S. exarada em "O Globo" de ontem. Não sou ninguém para opinar em debate entre exímios jornalistas. Seria como um vira-lata meter o bedelho em briga de cão de raça pura.
Mas não posso deixar de pensar que: Luma de Oliveira é apenas um corpo bonito e Cora Rónai é um intelecto brilhante.
Cordialmente,
R. de Amorim
* * *
Prezada,
Sobre o artigo publicado hoje, assinado pelo jornalista Ascânio Selene, solidarizo-me com as considerações apresentadas por você.
Nos defiles deste ano além da Luma haviam outras 13 "rainhas", mais de uma centena de "princesas" todas "batendo um bolão" ... Por que O Globo escolheu para primeira página a bad girl? (que nem tanto girl é hoje)
E ainda naquele artigo, defendendo o espírito do carnaval, caso o jornalista substituísse o nome da Luma por qualquer pessoa fraca de carater - Enaldo Pinto de Medeiros, Fernandinho Beira Mar, Jorgina, etc - caberia da mesma forma... Pois todos gostamos de carnaval... A questão do O Globo é escolher com quem "pular" ou brincar!!! E bundas por bundas, havia muitas outras... (destaco a da Solange Gomes, Juliana Paes...)
Fico com a Cora!
Sds
Fernando Camara
* * *
Cara cronista Cora Rónai
Sempre leio suas crônicas, mas a de hoje foi SENSACIONAL!!!!
Parabéns por saber colocar suas opiniões acima de qualquer poder. Sou leitora dos dois jornais que considero os melhores aqui do Rio, e nesses váaaaaarios anos de leitura, não me lembro de uma manifestação contra o órgão de origem, tão correta e sincera como a sua sobre essa figura (Luma) ser destaque de capa.
A campanha agora....Capivara, foto inteira na primeira página d'O GLOBO; vale muito mais!
Um abraço carinhoso
Maria Angelica Aguiar
* * *
Prezada Cora,
Apesar de não ler jornais ("obrigação" na minha profissão), eu sempre abro uma exceção para a sua coluna, a do Xexéo e mais uma ou outra! Mas nunca havia escrito para nenhum colunista, mas acho que agora não posso deixar passar a oportunidade!
Achei ótima sua última coluna sobre a escolha da Luma de Oliveira para a capa da edição de Domingo do Globo! Realmente, tem algo de muito errado na escala de valores não só de algumas pessoas dentro do jornal, mas na nossa sociedade!
Não pude acreditar quando li o artigo em "Opinião" de Ascânio Seleme hoje! Pelo que ele escreve, acredito que seja um dos responsáveis pela escolha da foto da primeira página do Jornal, pois bem, por isso mesmo que fico chocado ao ler o Jornalista escrever que a Luma de Oliveira é notícia "no carnaval como Romário é no Futebol e Bush é no mundo"!
Só o fato de juntar os três na mesma frase, tentanto justificar a escolha de Luma, já mostra o desespero de causa e a falta de uma razão sensata para a escolha! Me desculpe a franqueza, mas é um argumento "barato" demais para alguém que ajuda a organizar a primeira página de um jornal como O Globo.
Vale lembrar ao seu colega, que Romário (por quem não tenho a mínima simpatia) foi responsável por levar o Brasil ao tetracampeonato mundial de futebol, foi artilheiro de diversos campeonatos e levou vários times a vários títulso importantes. Portanto, queira ou não queira, ele é notícia!
Já Luma? O Jornalista simplesmente confirmou o que você disse em sua coluna, ela só é a cara do Carnaval, porque a imprensa decidiu! Se é pra colocar uma mulher "boazuda" na capa para representar o carnaval (como sou homem e não leio o jornal mesmo, não tenho nada contra, mas entendo completamente o seu ponto, e por isso também sou contra colocar foto de mulher famosa como principal destaque em qualquer dia), coloquem pelo menos a Rainha da Bateria da Beija-Flor, única escola em que a Rainha da Bateria é, obrigatoriamente, escolhida na comunidade (pelo que aprendi no Sambódramo na Segunda), essa sim, representaria o Carnaval, não alguém que pensa em Samba duas noites por ano e só porque a imprensa está lá!
Novamente, parabéns pela coluna!
P.S: só falei do Romário acima, porque me recuso até mesmo a pensar que o Senhor Ascânio Seleme comparou a Luma de Oliveira a um Presidente dos Estados Unidos eleito duas vezes! Chega a ser surreal!
Do leitor e fã,
Frederico J. Junqueira
* * *
amiga cora ronai
finalmente alguem disse tudo o que eu sempre esperei ler e nunca consegui.
parabens... parabens memso. luma de oliveira nao acrescenta nada
absolutamente nada a nossa cultura, nao representa nada de importante.
representa apenas uma pessoa que so aparece em epoca de carnaval com vestido transparente mostrando a calcinha ou nem isso. aparece fazendo todos nos de idiotas dizendo que estava gravida, aparece posando dez mil vezes pra playboy. mas nos brasileiros insistimos em valorizar e admirar lixos culturais, famosos de quinze minutos e etc.
o que mais me chateia eh ver todos os dias notinhas de luma de oliveira na coluna do seu amigo ancelmo gois. parece que ele eh amiguinho dela e esta sempre ajudando a levanta-la do ostracismo de onde nunca deveria ter saido.
amiga ronai, nada contra luma de oliveira, mas eh inadmissivel que uma pessoa sem nenhuma inteclectualidade, criatividade, talento e outros atributos notaveis tenha tanto sucesso na midia, que fiquem endeusando ela.
tomara que ancelmo gois leia sua coluna.
parabens pela coragem de escrever sobre algo que todos no momento estejam apoiando (mesmo indevidamente).
atenciosamente,
alexandre albuquerque
* * *
Olá, Cora
Há muito penso em comentar seus escritos, mas seu fosse fazer isso a cada coisa certa que você diz, e da forma como diz, eu não faria outra coisa na vida, e, como tenho que trabalhar....
Mas é que hoje eu não poderia deixar de me pronunciar e lhe parabenizar pela atitude de escrever sobre a foto dessa moça, na primeira página do nosso jornal!
Me lembro que há muito tempo você disse que, no dia em que estivesse, cara a cara, com o criador, o mesmo seria interpelado sobre o fato de somente algumas mulheres terem sido contempladas com o corpo escultural da Luiza Brunet... pois é, e o que me chamou atenção, à época (bota época nisso...), foi o fato de não haver qualquer indício de inveja ou frustração da sua parte em relação à beleza daquela, então, jovem modelo!
Pois é, hoje, suas palavras de indignação deixam sentir, novamente, que não há nenhum indício de frustração em relação à não tão jovem Luma, mas sim quanto à babaquice dos colegas que insistem em levar para local nobre uma coisa sem nenhuma nobreza.
Essa atitude é inaceitável e eu, como você, leitora do Jornal, me sinto agredida quando abro a porta da minha casa e encontro uma bunda, seja de quem for, da Luma, do Albucacis ou do ex-Maridão, na primeira página do meu jornal!
Por isso, nessa quinta-feira meio morta, pós canaval, faço questão de me solidarizar com você e lhe parabenizar pela coragem e facilidade com que critica seu empregador quando o mesmo pisa na bola! Só pode fazer isso que é isento, não tem telhado de vidro e esbanja competência profissional como você!
Parabéns e abaixo essas bundas na primeira página!
PS. Devo dizer que minha bunda não é de se jogar fora, e, como você, não me sinto mal vendo bundas melhores que a minha, só acho que elas já têm seu lugar ao sol nas páginas das revistas do genero, aliás, a Luma já esteve por lá "many times"!
MB
* * *
Cora
Apesar da opiniao da rapaziada da primeira pagina acho que voce esta certa... Tem outros motivos tambem, pensando bem esta rapaziada deve estar entre 35 e 55, ne nao? Por que aos 40 ela ainda agrada, mas e uma bela mulher de quarenta... nao e um furacao de 20.
Siqueira
* * *
Bom dia...
Ao ler sua coluna hoje, lavei a alma. Não é só vc q fica indignada com essa importancia exagerada dada não só à Luma, mas a todas as mulheres q usam o carnaval para promoção. Vc esta coberta de razão, a cara do carnaval é o sambista q vive na escola o ano inteiro e esta cada vez mais sendo colocado de lado. Pobres rapazes da primeira página do Globo, sómente mostraram como uma bunda bonita pode manipula-los... rs...
Espere Cora, um dia, quem sabe, eles crescerão, pq agora mais parecem ser aqueles meninos q se escondem no banheiro com as revistas "proibidas"... rs
Beijo grande e obrigada por escrever o q escreveu,
Elys
* * *
Oi! Tudo bem?
Olha... acho que essa bronca pela Luma de Oliveira estar na primeira capa tem um nome: inveja. Cuidado que isso faz um mal para o coração... Ela é uma gostosa, e merece estar na capa só por isso. Afinal, é carnaval e todo mundo quer ver mulher boa, pelo menos quem gosta de mulher. Mulher feia a gente vê direto na primeira capa a anos e estamos cansados disso. Ou você acha que é bom ver a Zélia Cardoso de Melo, Dilma Roussef, ou a imortal e eternamente feia e chata Derci Gonçalves? Quer saber, ela merece mesmo sair na primeira capa!!!
Atenciosamente,
Fred Barros
* * *
Caríssima Cora Rónai,
Venho parabenizá-la pelo excelente conteúdo de sua coluna, publicada em O GLOBO aos dez dias do mês de fevereiro do corrente ano, na parte em que aborda o "alvoroço" causado pela "musa de ontem" Luma de Oliveira e pelo absurdo que configura a publicação de uma fotografia da mesma na primeira página - primeira página! - de tão conceituado jornal.
Coincidentemente, a colunista Hildegard Angel também manifestou sua desaprovação ao questionar, em sua coluna: "Beleza Pode Tudo"?
Cheguei a enviar uma mensagem para a mencionada colunista, e concordo com ambas em gênero, número e grau. Se foi você voto vencido na redação, começo a questionar os critérios e os parâmetros de julgamento dos seus ilustres colegas. Luma não é, absolutamente, a "cara do carnaval"; a cara reflete coisa bem distinta, mas isto é outra história.
Atenciosamente,
José Luiz Verta